CARDÁPIO DE PALESTRAS DISPONÍVEIS PARA TODO O BRASIL

Algumas instituições que já contrataram palestras de Simão de Miranda: Prefeitura de Praia Grande-SP, Secretaria de Educação de Caraguatatuba-SP; Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo/SIEESP; Estudos, Consultoria e Planejamento Educacional/ECOPLAN-São Paulo; Business & Business-Consultoria Educacional-Maceió–AL; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos/ECT-Salvador-BA; Rotary Clube Três Reis Magos-Natal-RN; Associação de Ensino Novo Ateneu-Curitiba-PR; Prefeitura Municipal de Arinos-MG; Fundação Educacional e Cultural de Patrocínio-MG; Colégio Santa Maria Goretti-Teresina-PI; Prefeitura Municipal de Morrinhos-CE; Prefeitura Municipal de Tianguá-CE; Serviço Social da Indústria/SESI-Cuiabá-MT; Associação Brasileira de Psicopedagogia-Florianópolis-SC, Centro de Ensino Superior Peniel-Manaus-AM; Universidade de Brasília/UnB; Universidade Federal de Goiás/UFG; Universidade do Estado de Goiás/UEG; Universidade Federal do Tocantins/UFT; Sindicato dos Professores no DF/SINPRO; Centro Educacional Católica de Brasília-DF; Colégio Marista de Brasília-DF;  Colégio INEI-DF, Faculdade Projeção-DF, Centro Universitário Planalto/UNIPLAN - DF, Faculdades JK-DF; Colégio Visão-Formosa-GO; Secretaria Munipal de Educação de Pirenópolis-GO;Colégio Sagrado Coração de Maria-Formosa-GO; Instituto Moriá-Anápolis-GO; Complexo Educacional Contemporâneo-Natal-RN; Universidad Catolica de Santa Fe-Argentina; Federação das ONG de São Tomé e Príncipe-África;Etc.

Prezado (a) gestor (a), faço palestras para profissionais da educação com humor e conteúdo, também vou à sua escola para conversa animada com crianças sobre a magia do livro e da leitura e com a juventude sobre estratégias para se aprender melhor, sobre autoestima e motivação do estudante.

Escrevo e converso com meu público não como vendedor de sonhos, visto que sonhos são projetos pessoais e intransferíveis. Mas com argumentos tenazes das possibilidades vívidas de torná-los reais. Sobretudo o de ser feliz e de fazer pessoas felizes, seja com gestores (as) educacionais, professores (as) ou estudantes. Proponho-me amansar feras, cintilar paraísos, reluzir cristais! Almejo incitar a (re)ativação das convicções da educação como - talvez - a única força transformadora da sociedade e do nosso papel como viabilizadores das mudanças. Este é o cardápio das minhas palestras, disponíveis para todo o Brasil. Continue lendo para saber como proceder.

Estou contando as horas para encontrar-me com seu público!

Há duas formas de conhecer meu catálogo de palestras: fazendo um download do arquivo em formato .pdf no link abaixo ou acompanhando na própria página em seguida. Fique à vontade e conte comigo!

Depois de ter escolhido o tema e o público (Palestras para Professores ou Encontro com Estudantes) abaixo, vá ao submenu Agenda, verifique se a data que você deseja está livre e em seguida vá ao submenu Agendamento para preencher a solicitação. 


CATÁLOGO DE PALESTRAS.pdf CATÁLOGO DE PALESTRAS.pdf
Tamanho : 480,806 Kb
Tipo : pdf

QUER SIMÃO DE MIRANDA EM SUA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL EM UM ANIMADO BATE-PAPO COM OS(AS) PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO?

Veja as sinopses e os temas tratados em cada título de palestra, consulte agenda e condições, clicando aqui ou abrindo o menu PALESTRAS/AGENDAMENTO.

TÍTULOS

1. PROFESSOR(A), NÃO DEIXE A PETECA CAIR!-MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA DOCENTE

PÚBLICO: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS.

SINOPSE: Com muito bom humor, este evento possibilita o professor a reflexão sobre seu papel e sua prática, convidando-o a perceber os sentidos e os significados que constrói acerca dele mesmo e do que ele faz e como isto repercute na sua motivação e autoestima; fala do compromisso profissional, das relações mais humanas, de como o humor e a criatividade beneficiam o bem-estar docente; incentiva a implementar em sala de aula estratégias que favoreçam o fortalecimento da sua autoestima e da afetividade do aluno e dele próprio; resgata o prazer de ensinar, estimulando o educador a experimentar novas formas de pensar e atuar.

TEMAS: Identidade e Valorização Profissional, Motivação e Autoestima Docente

*********************************************************

2. CRIATIVIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO

PÚBLICO: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS.

SINOPSE: A criatividade, enquanto processo subjetivo humano, é um bem social, é uma força poderosa e uma das qualidades mais almejadas desde sempre. Esta palestra questiona os principais mitos da criatividade e convida os participantes a pensarem "fora da caixinha" e distanciarem-se do lugar-comum quando se fala de criatividade, possibilitando novos olhares e melhores condições para superar os desafios do mundo cotidiano, seja na escola, seja na vida. Propõe pensar o que é e como "ser criativo" na perspectiva da subjetividade humana; apresenta os conceitos de Aprendizagem Criativa e de Trabalho Pedagógico Criativo; discute as relações entre criatividade, educação e vida social e como fazer a criatividade trabalhar em favor da educação e da vida social dos sujeitos.

TEMAS: Criatividade do professor, Trabalho Pedagógico Criativo, Aprendizagem Criativa, Subjetividade humana.

*********************************************************

3. PREVINA O BULLYING: JOGOS PARA UMA CULTURA DE PAZ

PÚBLICO: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PSICÓLOGOS, PSICOPEDAGOGOS, ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS.

SINOPSE: Nesta palestra, baseada em livro homônimo do autor em parceria com Miram Dusi (veja o menu OBRAS) a escola é apresentada como espaço privilegiado de aprendizado, de desenvolvimento e de interações sociais. Campo propício à vivência da diversidade e da complexidade das relações, das emoções, das ideias, das crenças e dos valores individuais. Esta palestra é um convite ao aprendizado da arte de conviver, de (re)conhecer e de valorizar o mosaico social no qual estamos imersos, à reflexão acerca dos papéis da escola, dos educadores e da família no processo de prevenção do bullying e à efetiva construção de uma cultura pautada na convivência pacífica. Este evento propõe atividades lúdicas, agradáveis e interativas que objetivam a construção de um mundo onde o respeito, o afeto, a solidariedade, o altruísmo, a benquerença, a tolerância e o diálogo sejam visíveis e intrinsecamente vividos.

TEMAS: Bullying, Escola, Violência Simbólica, Cultura de Paz, Interações Humanas, Ética, Valores.

*********************************************************

4. O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO E NAS APRENDIZAGENS  DA CRIANÇA

PÚBLICO: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PSICOPEDAGOGOS, ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

SINOPSE: Esta palestra é baseada no livro do autor denominado Oficina de Ludicidade na Escola (veja o menu OBRAS). Por que precisamos garantir o direito ao brincar à criança? De que formas a ludicidade pode ser utilizada como recurso concreto potencializador do desenvolvimento e das aprendizagens? Quais dimensões do desenvolvimento humano são ativadas quando a criança brinca e que interessam à escola e à vida? Esta provocante palestra discute estas e outras questões, apresenta um panorama da história da ludicidade desde os primórdios e propõe jogos, brinquedos e brincadeiras que contemplam tais dimensões em uma perspectiva histórico-cultural.

TEMAS: Ludicidade, Infância, Criança, Jogo Infantil, Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem.

*********************************************************

5.SE DEZ VIDAS EU TIVESSE, SERIA PROFESSOR EM TODAS ELAS

PÚBLICO: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS

SINOPSE: Esta emocionante palestra é um convite gentil a nos percebermos profissionais do mais alto valor e indispensáveis para uma escola verdadeiramente emancipadora, transformadora, inclusiva, que nos ensine a lutar contra as injustiças, que construa conhecimentos relevantes. É um convite amoroso a nos posicionarmos como educadores de sonhos e arquitetos de utopias!  É um chamamento carinhoso a batermos no peito e nos autoafirmarmos: “tenho orgulho de ser professor, tenho orgulho de ser professora”!

TEMAS: Profissão Docente, Motivação, Afetividade e Autoestima Docente, Identidade Profissional.

QUER SIMÃO DE MIRANDA EM SUA ESCOLA EM UM ANIMADO BATE-PAPO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Veja a sinopse e os temas tratados, consulte agenda e condições, clicando aqui ou abrindo o menu PALESTRAS/AGENDAMENTO.

TÍTULO

O MUNDO MÁGICO DO LIVRO E DA LEITURA

PÚBLICO: Estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 


SINOPSE: Um bate-papo leve e divertido sobre o universo fantástico do livro e da leitura, incentivando a leitura, a imaginação, a criatividade e o potencial criativo das crianças como ferramentas para seu desenvolvimento, para a construção de um mundo lúdico, feliz e promissor.

TEMAS: Livro e Leitura, Imaginação e Criatividade Infantis.

Como a escola deve se organizar previamente:

Selecione livros infantis do autor (veja menu OBRAS), elabore e desenvolva um projeto de leitura e/ou de produção de textos envolvendo as obras e as crianças e na culminância o autor se fará presente para uma divertida conversa com a(s) turminha(s). Consulte agenda e solicite detalhes, clicando aqui ou abrindo o menu PALESTRAS/AGENDAMENTO.

QUER SIMÃO DE MIRANDA EM SUA ESCOLA EM UMA ANIMADA CONVERSA COM A GALERA DOS ANOS FINAIS DO ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO?

Veja a sinopse e os temas tratados, consulte agenda e condições, clicando aqui ou abrindo o menu PALESTRAS/AGENDAMENTO.

TÍTULO

ESTRATÉGIAS CRIATIVAS DE APRENDIZAGEM:  PARA QUEM QUER APRENDER MELHOR 

PÚBLICO: Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Médio 

SINOPSE: Em uma conversa leve com os estudantes, o autor pergunta: para você, o que é “estudar”? Aliás, você sabe estudar? Como seu corpo reage quando você pensa em “estudar”? E “aprender”, o que é? Como você sabe que “aprendeu”? Como você reage, como um todo, quando chega à conclusão de que “aprendeu”? Quando você “estuda”, realmente aprende? Ensina estratégias criativas que podem ajudar a aprender melhor. É um valioso mapa do tesouro para quem não se contenta com “decorebas” e quer construir aprendizagens reais, que façam sentido na escola e na vida. Esta palestra, baseada em livro homônimo ao autor (veja o menu OBRAS), ensina caminhos e atalhos, oferece exemplos e alertas de como possibilitar processos de aprendizagens reais que prepare para o sucesso na escola e na vida!

TEMAS: Aprendizagens Efetivas, Motivação e Autoestima do Estudante, Técnicas de estudo.